Por que a escrita é fundamental na vida profissional? (e como melhorá-la.)
Nós investimos em certificados. Em imagem pessoal. "Networking".
Nós investimos nos mais diversos cursos e áreas e muitas vezes nos esquecemos do fundamental: nós somos o que comunicamos – e tudo o que fazemos é capaz de comunicar algo, mesmo sem percebermos.
Uma abreviação mal feita. Uma pontuação errada. Uma vírgula capaz de mudar todo um sentido. Na era da liquidez, dos caracteres, dos grupos de mensagens, nós confundimos rapidez com descuido. Assertividade com preguiça. Inovação com falta de respeito.
Mas cuidado – e mais cuidado: tudo diz algo sobre quem somos e o que priorizamos.
Cada detalhe.
Por isso, antes de qualquer outro investimento, leia. Leia muito. Não existe um bom comunicador onde não existe repertório. O primeiro passo para escrever melhor é ler.
Depois, busque sempre construir uma linguagem clara e distinta. É o que Charles Peirce, filósofo americano, denominou de ética da terminologia: nós temos um compromisso ético em sermos claros. Não é apenas um preciosismo. É um compromisso com a humanidade.
Afinal, nós somos o que comunicamos. Por isso, comunique bem o que você é.