Liderar é cuidar. E o que você tem feito pela sua equipe?

Eu já escrevi no passado: liderar é comunicar - e ponto final. E, sim, continuo acreditando fielmente nisso.

A comunicação é o pilar fundamental da liderança. A base sólida onde várias outras habilidades são desenvolvidas e construídas. Talvez nunca se esgotem - afinal, líderes enxergam pessoas - e pessoas são infinitas. Mas entre todas estas habilidades, há uma fundamental para os nossos dias: o cuidado.

Chefe orienta. Chefe diz quais são os caminhos para executar uma tarefa, os prazos para cumpri-la e os benefícios (e prejuízos) decorrentes dos acertos e erros. Nada além disso. Tarefas. Prazos. Consequências. Os chefes se preocupam com procedimentos e resultados. São, obviamente, quantitativos.

Líderes cuidam. Liderança é construída não apenas se preocupando com os dados, os prazos, as metas, mas também com os indivíduos que estão nas entrelinhas de qualquer planilha. Se você não consegue transitar entre os resultados e as pessoas, acredite: você é um chefe. Talvez seja um excelente chefe, inclusive. Mas precisa ir além para se tornar um líder?

Como? Desça sempre uma camada adicional além dos dados. Faça-se sempre a seguinte pergunta: quem são as pessoas envolvidas neste processo? Quais são suas motivaçãoes, valores e o que eu posso fazer para ajudá-las nesta busca?

Neste momento atual em que vivemos, de crise, uma outra pergunta (sempre necessária) ganha também mais relevância: quais são suas angústias? Suas preocupações? Como eu posso ajudá-las neste momento?

Talvez, desta crise toda, tenhamos um imenso ganho: muitos que se preocupam em ser apenas chefe precisarão, neste momento, aprenderem a serem líderes.

Amanhã uma nova semana se inicia. E o que você tem feito pela sua equipe?

LiderançaMatheus Jacob