Liderança e comunicação: meus conselhos para 2020 - e para mim também.
Conselhos. Com certeza, não substituem a experiência. Porém, se parte do conhecimento humano não fosse transmitido desta forma, nenhuma ciência ou cultura seria possível. E faço deste já o meu primeiro item:
1. Aconselhe aqueles ao seu redor.
A palavra conselho vem do latim, consilium e consultare, e significa perguntar, refletir, considerar maduramente. Aconselhar então depende de tempo. Atenção. Reflexão. É fundamental sabermos tomar decisões de forma dinãmica e produtiva? Sem dúvida. Mas quando o processo de decisão envolve também desenvolver indivíduos, saber dosar a balança entre processo e pessoas é fundamental. É preciso ser paciente. Líderes (quase sempre) serão mais rápidos nos processos do que seus líderados. Porém, aprenderam fazendo. Não tenha medo de parar, sentar e orientar aqueles ao seu redor. A recompensa compensa.
2. Não confunda presentes com estar presente.
Eu tive a chance de conhecer excelentes líderes ao longo da minha carreira. E tive a chance de conhecer os piores líderes possíveis (aqueles que, na realidade, em nada lideram). Aprendi sempre muito com ambos. Em relação aos últimos, vi quase sempre o mesmo erro: nunca estavam presentes e, por incrível que pareça, achavam que poderiam compensar isso com presentes, lembranças, vale-alguma-coisa e objetos diversos. Bobagem. Vale bem mais aquele que se disponibiliza para sentar por 15 minutos com seus colegas e tomar um café verdadeiro. Aquele que sabe realmente estar presente e atento. No cotidiano, sei o quanto é difícil. Comece então com um "Tudo bem?", realmente ouvindo a resposta. Sem já mexer no celular. O resto é tentar tapar o sol com a peneira.
3. Comunique.
"Sou responsável pelo o que digo, não pelo o que você entende." é uma das maiores besteiras já ditas em termos de comunicação. Principalmente quando falamos de liderança. A má comunicação gera ruídos diversos e hoje está entre as principais (se não a maior) causas de doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, como depressão, ansiedade, síndromes de esgotamento e afins. E em 34% das vezes (The Economist, 2018), a má comunicação está relacionada às responsabilidades não claras. Assim, não tenho medo de dizer. De explicar. De verificar a compreensão. Caso não saiba fazer isso bem, invista nisso. Grande parte dos nossos clientes hoje na NOSCONTE (www.nosconte.com.br) investem em treinamentos sem possuírem apresentações específicas. Pelo simples gesto de saber dizer e falar bem, focados em sua expressividade cotidiana.
4. Nós somos aquilo que fazemos.
Não se iluda: nós somos o nosso comportamento - e ponto final. De nada vale aconselhar, cobrar, pedir algo, se não somos capazes de nos comportar de forma semelhante ou equivalente. Deseja pontualidade e organização? Seja pontual e organizado. Deseja clareza na comunicação, respeito, produtividade? Tenha comportamentos claros, respeitosos e produtivos. Clichês são clichês por serem universalmente verdadeiros (posso um dia escrever sobre isso). Mas, por ora, acredite: o melhor líder é o exemplo. Antes de investir em treinamentos complexos e caros de liderança, faça-se uma única pergunta: o que sou hoje com base nos meus hábitos e comportamentos? E encare a resposta de frente.
5. Seja ético.
Não deixa de ser um subitem do anterior. Porém, um subitem importante demais para não ser destacado. Seja ético em todas as suas esferas de atuação, pessoais e profissionais. Na verdade, seja ético em todas as suas esferas existenciais - e ponto final. Quando você infla um orçamento de um cliente sem necessidade, quando você usa contas corporativas para benefícios pessoais, quando você fala mal do colaborador A para o colaborador B, você está mostrando seus valores (ou a falta deles). Errar é humano? Sem dúvida. E todo líder é humano. Mas ser ético também é um dos fundamentos da humanidade - e nos cai muito bem.
No mais, seja autêntico. Preocupe-se com as pessoas. Se você for genuinamente interessado naqueles ao seu redor, todos estes itens virão automaticamente.
E, lembre-se: aprender é mudar de comportamento.