Antes de ser um bom profissional, seja um profissional humano.
Negociações. Contratos. Feedbacks.
O que todos estes conceitos (e tantos outros) possuem em comum?
São humanos. Eles só existem em nossa cultura. São relações que só se tornam possíveis porque não existimos sozinhos. Nenhum homem é uma ilha, disse o poeta inglês John Donne. Sempre existirá um outro ser ao nosso lado. Um ser humano.
Por isso, antes de negociar qualquer valor, lembre-se dos seus valores e dos valores que constroem a humanidade. Antes de assinar qualquer contrato, demitir, criticar ou elogiar o outro, lembre-se sempre que há alguém ali. Um ser também capaz de sentir. De sonhar. De experimentar o mundo e passar por esta existência, assim como todos nós passamos. Um ser dotado de incertezas. Interesses. Necessidades únicas, particulares a cada um de nós.
Devemos deixar as emoções de lado? Nunca. Devemos aprender a enxergá-las. Respeitá-las. Assim nós nos tornamos capazes de construir caminhos mais sólidos. Mais sábios. A capacidade de ler o outro como um indivíduo humano talvez esteja entre as mais valiosas inteligências necessárias para a nossa sobrevivência, mas também para a nossa felicidade. Para o sucesso de nossas empresas, mas também para uma vida digna de ser vivida.
Antes de ser um bom profissional, seja um profissional humano.
E um bom profissional já estará em seu caminho.