"Como ser mais influente?"
- Com o silêncio.
Diversos dos nossos clientes chegam até a NOSCONTE. buscando respostas para estas perguntas. "Como ser mais assertivo", "Como ser mais expressivo e carismático?", "Como influenciar pessoas?". Todos, sem exceção, aprendem além destas habilidades o valor do silêncio. Como pedra fundamental e complementar a todas as outras ferramentas da comunicação. Afinal, quanto mais você diz, menos informação você colhe.
E não mudamos aquilo que não entendemos bem.
1) Ninguém conhece melhor seus desafios e necessidades do que o próprio colaborador ou cliente.
Muitas vezes, talvez eles não saibam como expressar. Um liderado ou um potencial cliente talvez não tenham o conhecimento da área para dizer com precisão "Temos um problema de comunicação assertiva." ou "Não consigo me organizar pelos sabotadores pessoais que possuo." Porém, do seu modo, do seu jeito e com os seus canais de comunicação (inclusive não verbais), cada um diz melhor do que ninguém as necessidades e desafios que possui.
Hoje, vários dos nossos clientes fazem reuniões conosco onde 90% do tempo focamos no problema existente. Em ouvi-los e conhecê-los. Em interpretá-los, mesmo quando eles não percebem ou não possuem consciência sobre o o que estão dizendo. Depois, em 10% do tempo, nós contribuímos: "Sim, o nome técnico deste desafio é X. Nós resolvemos com Y. Podem ficar tranquilos!".
O exterior mostra o que o interior é. Deixe os outros mostrarem quem são.
2) Repertório é tudo.
Você só percebe aquilo que possui repertório para interpretar. Isso vale para tudo. Para leitura não-verbal, perfis comportamentais, sinais linguísticos e todos os demais signos da comunicação (pequenos "pedaços" de informação, não os signos do zodíaco). Quer ler/ouvir/interpretar melhor? Foque em construir repertório. É assim que conseguimos interpretar as pessoas com mais agilidade e eficiência, sendo capaz de retornar para cada indivíduo algo de valor.
Algo de valor para ele. Isso é liderar. Isso é influenciar.
3) O silêncio também comunica.
O vazio é algo. Muitos têm uma necessidade quase existencial do ruído. Da ação. Do som. Se observarmos as artes plásticas, a arquitetura, a literatura, o vazio traz um valor positivo para obra. Ele diz algo. Quando falamos de comunicação, o silêncio também possui um valor positivo. Ele comunica. Ele pode em um contexto mostrar respeito. Atenção. Solidariedade. Ele pode mostrar o gesto de estar atento e presente.
Quando não dizemos nada, muitas vezes estamos comunicando exatamente o que precisamos para influenciar ou exercer liderança.
Se somos capazes de deixar o outro se expressar, de possuir repertório para interpretá-lo e de entender o que o nosso silêncio comunica, parte da jornada de liderança e influência já está feita.
Depois, nos resta apenas dizer o que for necessário. Conhecendo muito bem tudo aquilo que o outro comunica, sente e precisa.
Um forte abraço (em silêncio).
Matheus.
Para saber mais sobre, www.matheusjacob.com